Dunas do Jalapão reabrem para visitação após incêndio florestal ser controlado
07/09/2024
A Serra do Espírito Santo, que fica nos arredores das Dunas queimava desde a última quarta-feira (4). O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pelo Parque Estadual, informou que continua monitorando a região. Dunas do Jalapão
Ascom Adetuc/Governo do Tocantins
A visitação nas Dunas do Jalapão está liberada a partir deste sábado (7). O atrativo turístico é reaberto após o controle do incêndio florestal que atingiu a Serra do Espírito Santo. O local estava fechado para visitantes deste a última quarta-feira (4). A área atingida pelo fogo no Parque Estadual do Jalapão chega a 10 mil hectares, segundo brigadistas.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que administra o Parque Estadual onde ficam as Dunas informou que as equipes devem seguir monitorando a região para evitar novos focos de incêndio. Nesta sexta-feira (6), uma nuvem de fumaça cobriu a região. (Veja no vídeo abaixo)
Vídeos mostram fumaça no Parque Estadual do Jalapão
Devido à vários incêndios no Tocantins, o governo decretou estado de emergência pelo prazo de seis meses. Outro decreto assinado pelo governador autoriza a contratação de 60 brigadistas para dar apoio às equipes durante as ocorrências.
LEIA TAMBÉM
Dunas do Jalapão: um dos principais pontos turísticos do Tocantins fica 'sem previsão de reabertura' após incêndios
Governador do Tocantins decreta situação de emergência por causa de incêndios florestais
Incêndios florestais afetam pontos turísticos do Tocantins; conheça lugares paradisíacos que foram atingidos pelo fogo
Incêndios na região das Dunas do Jalapão fizeram atrativo ser fechado
Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Em entrevista à TV Anhanguera, a supervisora do Parque Estadual, Vaneça Ribeiro Corado, informou que há indícios de que o incêndio tenha sido premeditado, mas a causa ainda será investigada.
"O Tocantins vem adotando o manejo integrado do fogo. O Parque ele vem manejando áreas, porém esta área próxima das Dunas, que fica próxima do atrativo, não é manejado por questões de segurança e nunca tinha acontecido um acidente, digamos. Tudo indica que foi algo bem premeditado, porque foi algo próximo, esse fogo subiu no platô da Serra do Espírito Santo e desceu até esses vales das Dunas", disse.
Outras queimadas também foram identificadas em outros pontos turísticos no Jalapão, mas já foram controlados.
Queimadas no Jalapão e Serras Gerais
Incêndios também foram registrados na Lagoa da Serra, que fica no Rio da Conceição. Por causa do fogo, turistas de São Paulo tiveram que sair às pressas da região. Quiosques e vegetações foram destruídas. As chamas foram contidas e ninguém se feriu.
Ainda não há informações sobre o que teria iniciado o incêndio, mas o município de Rio da Conceição informou que deve investigar o caso.
Vídeos mostram vegetação em chamas em ponto turístico das Serras Gerais
Veja como ficou famoso ponto turístico do Tocantins após incêndio fazer turistas saírem às pressas
Na quinta-feira (5) os bombeiros também foram chamados na região de Rio Azuis, nas Serras Gerais, para conter incêndios. Eles iniciaram o combate às chamas na madrugada, por volta de 1h e continuam monitorando o local.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.