Bispo da nova Diocese de Jaú toma posse em missa solene neste 7 de setembro
07/09/2024
Anúncio foi feito na Nunciatura Apostólica do Brasil. Com isso, 15 cidades da região passam a pertencer à nova Diocese. Igreja Matriz de Jaú será a sede da nova Diocese
Reprodução/TV TEM
A nova Diocese de Jaú (SP) será instalada neste sábado (7), com a cerimônia de posse de seu primeiro bispo, Dom Francisco Carlos da Silva.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O evento terá início às 14h, com a cerimônia de acolhida na futura catedral da cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. Logo após, às 16h, será realizada uma Santa Missa com a posse canônica do novo chefe clerical, no Ginásio Flávio de Melo.
A instituição da Diocese de Jaú foi feita pelo Papa Francisco, por meio da Nunciatura Apostólica do Brasil, no dia 26 de junho. A região pertencia, anteriormente, à Diocese de São Carlos (SP).
O território da nova Dioceses de Jaú abrange 15 municípios com uma extensão territorial de mais de 6 mil km² e população aproximada de 434 mil habitantes.
Papa Francisco institui Diocese de Jaú e nomeia novo bispo
Diocese de São Carlos/Reprodução
Serão elas: Jaú, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itaju, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, Borborema e Itápolis.
Além disso, responderão a Jaú 47 paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres e 20 diáconos.
Primeiro bispo
Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, é o novo bispo de Jaú
Diocese de São Carlos/Divulgação
Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em Tabatinga(SP), em 1955. Estudou no Grupo Escolar Professor Paulista e na Escola Estadual "Abdalla Miguel", prosseguindo para o Seminário Maior Diocesano de São Carlos e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP), onde cursou filosofia e teologia.
Foi ordenado diácono e presbítero em 1982. Em 2006, atuou como administrador diocesano de São Carlos e, em 2007, foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG) pelo Papa Bento XVI, assumindo oficialmente em dezembro do mesmo ano.
Em 2015, foi transferido para Lins (SP), onde se tornou o 8º bispo da Diocese.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: